Lorem Ipsum

ANATOMIA DO

MANGUITO ROTADOR

Lorem Ipsum

PATOLOGIAS E

TRATAMENTOS

Lorem Ipsum

LESÕES DO

MANGUITO ROTADOR

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

MANGUITO ROTADOR

O manguito rotador é o grupo de tendões e músculos que se prendem perto do osso do braço, conhecido como úmero. A função do manguito é a de garantir os movimentos do ombro e estabilizar.

Anatomia

É formado por quatro músculos: infraespinhal, o supraespinhal, redondo menor e subescapular, com seus tendões e ligamentos, responsáveis por dar estabilidade ao ombro e movimentar.

Lorem Ipsum

Tratamentos DA LMR

O tratamento da Lesão do Manguito Rotador varia conforme a gravidade de cada caso, podendo ser recomendado inicialmente o repouso e as compressas com gelo, para a redução da inflamação.

As infiltrações articulares também podem ser recomendadas para redução da inflamação ou da dor. Para conhecer os 3 tipos de infiltração, clique aqui.

Além disso, podem ser recomendados outros tratamentos, como a fisioterapia e o Tratamento por Ondas de Choque (TOC). O TOC é uma técnica bastante eficiente no tratamento de dores musculares, tendinites e bursites. Por esse motivo, os pacientes de LMR também respondem muito bem com esse método.

Nos casos mais graves, em que os métodos anteriores não funcionaram, recomenda-se o procedimento cirúrgico.

Combinado ao tratamento escolhido, os exercícios de fortalecimento de ombro também ajudam bastante na evolução mais rápida do paciente.

Foi pensando nisso, que eu preparei um guia completo com os exercícios de fortalecimento de ombro. São os exercícios que eu indico para todos os meus pacientes. Para conhecer o meu Protocolo de Fortalecimento de Ombro, clique aqui.

Lesões no Manguito Rotador

A síndrome do manguito rotador, conhecida como síndrome do impacto do ombro, acontece quando existe uma lesão nas estruturas que ajudam a estabilizar esta região, causando dor no ombro e dificuldade para levantar o braço. Além disso, as lesões também incluem: Tendinite, Ruptura Parcial, Ruptura Total e Bursite Subacromial.

As lesões podem ser diversas, de acordo com sua duração, tamanho e gravidade.

Pode ocorrer desde uma luxação até uma ruptura parcial ou total.

Estudos clínicos mostraram que as lesões na superfície articular são duas a três vezes mais comuns que na superfície bursal. E em cerca de 306 ombros de 153 amostras, encontraram 32% de lesões parciais e 19% de totais.

LESÃO PARCIAL
32%
LESÃO TOTAL
19%

Fonte: Revista Brasileira de Ortopedia.
Link: http://rbo.org.br/detalhes/26/pt-BR/lesoes-do-manguito-rotador​

Lorem Ipsum

Entre em Contato

Reserve um horário com o dr. Marcio Kozonara, que é médico especialista em ombro e cotovelo.

Instituto Marcio Kozonara

R. Bandeira Paulista, 662 . Conj. 83
04532-002 . Itaim Bibi . SP . SP
Tel: (11) 3078-5088
WhatsApp: (11) 96442-3660